28 de set de 2013

Resenha: Inferno - Dan Brown


  • Atualização: mudei o nome do blog e por isso estou remanejando uns posts. Este fora publicado originalmente em 2012.

Olá meus amigos imaginários! Tudo bem? :D

Hoje eu vim falar sobre o best-seller Inferno, do Dan Brown. Mas antes, uma observação: isso é uma resenha, mas eu não gosto dessa palavra. É, me lembra vocabulário de bolero sabe... Porque eu sei que resenha é conversa na boleragem, e eu aprendi esse significado antes do real significado de resenha. Então eu chamo de "falar um pouco sobre..." ao invés de resenha. Só isso :B

Caramba, por onde eu começo... Hm...
Quando eu vi que lançou esse livro, fiquei suuuper animada, porque eu já li O Símbolo Perdido e achei muito bom! Eu tenho Ponto de Impacto e O Código Da Vinci também, mas ainda não li.
Aí comprei no submarino, esperei animadérrima para poder ler e quando chegou o livro: Iha! Comecei a ler.



Me decepcionei muito :( Pô Dan, por quê?
Ele é tão igual quanto os outros livros (sei por causa dos filmes), novamente Robert Langdon se encontra em uma aventura contra o tempo para descobrir algum segredo, sempre relacionado a algo histórico, e nesse caso é o livro Comédia, de Dante Aliguieri. Uma nota: Sim, o real nome da obra é A Comédia, contudo, 300 anos (e alguma coisa) da morte de Dante, um cara leu a obra e ficou encantado, mas tão encantado que chamou a obra de divina, e resolveu publicá-la! E daí que essa obra passou a ser conhecida como A Divina Comédia, mas o nome que o próprio Dante deu à obra foi A Comédia.

Bem, então o livro já estava super clichê, aí aparece a garota da vez - porque em todos os livros tem uma gata que faz dupla com o Robert - e essa mulher é a Sienna, uma médica com Q.I  de 207, ou 208 - super Q.I.

Mas tudo bem sabe? Porque no Símbolo Perdido também era esse clichê, e eu adorei a trama! Entretanto... dessa vez Dan Brown não conseguiu me comover. O livro é simplesmente muito pacato. Apesar da correria, os momentos de tensão não dão aquele frio na barriga e vontade de continuar a leitura. O livro segue, e segue e você só pensa: af, quando é que essa coisa vai acabar? Para mim, ficou muito claro nessa obra que Dan Brown faz mesmo livros para vender. Ele não me passou a sensação de que se esforçou realmente para escrever a obra - eu sei que ele se esforçou, foram 5 anos de pesquisa e tudo, conheço o trabalho que ele teve, mas na obra isso não transparece. Pareceu-me mais um livro escrito de qualquer maneira para para vender, sem preocupação em se superar, sabe? Dar o melhor de si... E isso é triste...

Mas tem pontos positivos. O que eu gosto na obra é a descrição dos locais por onde a dupla passa. Se algum dia eu for pra Florença, Veneza ou Istambul vou querer conhecer os locais que ele cita na obra, pois o livro passa a sensação de que são locais que valem a pena - acho que ele foi pago para fazer propaganda desses locais hehe.

Eu não vou contar a história mais do que eu já contei, pois pra quem ainda não leu, perde a graça né... Mas é essa opinião - ele não se superou, só fez mais um livro para ganhar dinheiro, e um livro bem sem graça ainda por cima :/ Talvez o filme fique melhor... ou não.

Se você tem outra opinião, por favor, comente abaixo :D Eu adoraria ver outros pontos de vista!

É isso pessoal, fiquem bem e um forte abraço!

4 comentários:

  1. Olá!

    Eu comecei a ler Inferno ano passado e confesso que gostei bastante, mas deixei de lado por que tinha outras prioridades como leitura. Eu acho que o Dan Brown é um ótimo escritor, mas tem um probleminha mesmo com isso de repetir os plots, pelo menos nos livros que eu li dele. Mesmo assim, eu adorei os outros livros, mas você não é a única pessoa que vejo falando que Inferno é um pouco inferior às histórias anteriores do Robert Langdon.

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então, hoje minha opinião de Inferno é diferente, quer dizer, melhorou um pouco, mas ainda acho inferior. Caramba, essa "resenha" está horrível! kkk Mesmo assim...
      Obrigada pela visita!
      Bjs

      Excluir
  2. Amiga resenha esta ótima o livro de ser bom bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  3. http://www.amazon.com.br/Quando-nasce-um-romance-R%C3%B6hrig-ebook/dp/B00G09D8Z4/ref=pd_rhf_gw_p_img_1_0XS1

    ResponderExcluir